Presente

O Papa propõe santo Agostinho como modelo de busca da felicidade

O Papa Bento XVI convidou os jovens a olhar a experiência de santo Agostinho, “que descobriu que só Jesus Cristo era a resposta satisfatória ao desejo, seu e de toda pessoa humana, de uma vida feliz, cheia de significado e de valor (cf. Confissões I,1,1)”.

O Santo Padre explicou que todo jovem tem entre suas aspirações alcançar a felicidade, “uma aspiração que, no entanto, freqüentemente a atual sociedade de consumo aproveita de forma falsa e alienante”, apontou Bento XVI. Em sua opinião é necessário valorizar “seriamente o anseio de felicidade” e assumir que exige “uma resposta verdadeira e exaustiva”.

“Como fez com santo Agostinho, o Senhor sai ao encontro de cada um de vós. Chama à porta de vossa liberdade e pede para ser acolhido como amigo. Ele vos quer fazer felizes, encher-vos de humanidade e de dignidade. A fé cristã é isto: o encontro com Cristo, Pessoa viva que dá à vida um novo horizonte e essa é a direção decisiva. E quando o coração de um jovem se abre a seus desígnios divinos, não é muito difícil reconhecê-lo e seguir sua voz”, prosseguiu o Papa.

Construção da família cristã

Bento XVI enfatizou também a importância do matrimônio, cuja preparação “constitui um verdadeiro caminho vocacional”. O Papa explicou aos jovens que “o Senhor chama a cada um por seu nome e quer confiar a cada um uma missão específica na Igreja e na sociedade. […] Considerai, portanto, seriamente o chamado divino a construir uma família cristã e que vossa juventude seja o tempo de construir com sentido e responsabilidade vosso futuro. A sociedade necessita de famílias cristãs, famílias santas!”.

Do mesmo modo, o Papa também se referiu ao sacerdócio e ao exercício da vida consagrada: “Estai atentos e disponíveis ao chamado de Jesus a oferecer a vida ao serviço de Deus e de seu povo. A Igreja, também neste país, necessita de numerosos e santos sacerdotes e de pessoas totalmente consagradas ao serviço de Cristo, Esperança do mundo.”

X