Nós lhes dizemos

Muitas razões para ser religioso

Cada pessoa tem muitas razões para que a cada dia continue a querer experimentar a vida religiosa, para se doar aos outros e para corresponder ao amor de Deus.

Ainda hoje pode ser impressionante perguntar por que as pessoas são chamadas a viver a vida religiosa, especificamente através do carisma agostiniano recoleto. Por que o fazem? O que os motiva? Cada história pessoal tem seu próprio fundo e significado. Pessoas que tocaram o coração, experiências únicas que as aproximaram de Deus, ilusões e sonhos? Há muitas razões pelas quais uma pessoa hoje decide dar e consagrar sua vida a Cristo.

Nieves Mary, Superiora Geral das Irmãs Missionárias Agostinianas Recoletas; Denis, missionário agostiniano recoleto em Serra Leoa; Alfredo, religioso agostiniano recoleto na Venezuela; e Olidier, noviço agostiniano recoleto, expõem neste artigo as razões pelas quais decidiram seguir a Cristo e escolheram a vida religiosa.

Nieves Mary Castro

🤲 Aos 15 anos de idade eu estava procurando o sentido de minha vida. Eu não era realizado por grupos de amigos, havia sempre um vazio em mim; e eu sempre sonhei em ajudar os mais necessitados.

📺 Eu costumava assistir documentários sobre as missões na televisão e na África, a fome e as crianças mendigando por grãos de arroz; os missionários também apareciam. Isso me cativou e me questionou.

📕 Como leitor desde muito jovem, e talvez encorajado pelo pároco da minha aldeia, ele me forneceu livros de natureza social. Incentivado por ele, comecei a ler o Novo Testamento, o que era o mais fácil para mim entender naquela época. Lá encontrei na frase de Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” o sentido completo que eu procurava. Decidi me tornar um missionário.

🗺 Em Las Gabias havia uma comunidade de Irmãs Missionárias Agostinianas Recoletas. Uma irmã religiosa que me dava aulas de religião, saindo um dia da Eucaristia, me perguntou: “Nieves Mary, vejo você comprometida com a Igreja, não quer ser religiosa?” E como eu não tinha conhecimento da vida religiosa, respondi-lhe que queria ser missionária, que meu sonho era ir às missões, à África ou aonde o Senhor quisesse. Então ela me disse: “Nós somos missionários!

 

Denis Castillo

🗣 A voz. Senti que Deus estava me chamando para a vida religiosa quando eu era jovem.

🤗 O abraço. Eu me apaixonei por Deus e quis retribuir seu amor sendo um agostiniano recoleto.

🚰 Sede. Deus me fez dependente de Sua Graça e eu tive sede dEle.

🔄 Atualização. Acredito que não há outra forma e que somente desta forma posso me entregar como pessoa aos outros.

 

Alfredo Sánchez

🤩 Depoimento. Foi o testemunho de uma irmã religiosa que despertou em mim para fazer o que ela fez. Espírito de oração, serviço ao próximo, dedicação radical.

👥 Comunidade. No carisma agostiniano recoleto, ele é um dos pilares fundamentais. Sinto que a vida fraterna me enche e favorece a busca de Deus. A busca de Deus na solidão é possível, mas se eu compartilhar minha vida com alguns irmãos, essa busca é muito mais fácil.

🙌 Discipulado. Eu queria ser um discípulo que gosta de aprender. Dentro da vida consagrada, é algo que eu consegui. É um aprendizado contínuo que ajuda a alcançar a santidade.

😇 Radicalidade da vida. A vida consagrada me ofereceu uma radicalidade de vida que o mundo não me deu. Ela se baseia na experiência de fé. Sem fé nada renunciamos, enquanto a experiência da fé dá sentido à nossa vida.

 

Olidier Obando

🎁 Sem dúvida é um dom e uma graça que Deus me deu e que eu senti em meu coração. Não consigo explicar em tantas palavras… Estando em uma missão, acompanhando os missionários, eu senti o chamado vocacional.

👏 Muitos padres me deram um exemplo. Um dos missionários me convidou para as reuniões vocacionais. Isso me tocou muito. Deus quis me fazer este grande convite.

🌎 Outra razão é que eu gosto da missão, de levar Cristo aos outros. Embora eu sinta que não posso dar muito, é Cristo que está em nós e é Ele quem leva a mensagem. O Senhor nos dá tudo, eu gosto de trazer esperança.

🏡 A vida em comunidade. Jesus Cristo tinha um grupo de irmãos e irmãs que ele estava transformando. É um valor importante, apesar do que tudo isso significa.