Nós lhes dizemos

As virtudes teologais em São José

São José representa perfeitamente as três virtudes teologais: fé na Palavra de Deus; esperança diante do perigo; e a caridade de aceitar Jesus como nosso filho.

Quando afirmamos que somos filhos de Deus, temos sempre em mente as virtudes teologais: a vida cristã, com referência a Deus, se baseia acima de tudo em crer, esperar e amar. Neste ano dedicado a São José, desejamos destacar estas virtudes no homem justo e fiel, nesta figura bíblica tão humilde e tão silenciosa. Não se fala muito dele, mas o que é dito é de suma importância para a vida do crente.

Na Sagrada Escritura lemos que São José era um homem justo. Tal denominação, apenas homem, é aplicada a alguém que é adornado com virtudes singulares, ou seja, a uma pessoa santa. Apontemos as três virtudes teologais que brilham na esposa de Maria, a Mãe do Redentor.

José é um homem de fé. Graças à fé, ele recebeu Maria em sua casa como esposa; caso contrário, se ele tivesse sido um homem sem fé, ele não teria realmente agido desta maneira, já que o fruto de seu ventre não lhe pertencia. Mas José, por sua fé, aceita as palavras do mensageiro de Deus: “José, filho de Davi, não hesite em tomar Maria como sua esposa, pois o filho nela é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você deve nomeá-lo Jesus, pois ele salvará o povo do pecado. Quando José acordou, ele fez como o anjo do Senhor lhe havia ordenado”. Portanto, ele é certamente um homem de fé. Com total firmeza ele pensou: a vontade de Deus será feita em mim e não a minha.  Todo homem e toda mulher que faz a vontade de Deus é uma pessoa de fé, porque obedece à voz de Deus e não à sua própria voz; e o faz com absoluta confiança no próprio Deus.

ESPERANÇA

Joseph também nos ensina hoje que ele é um homem de absoluta esperança. Isto é particularmente evidente quando ele parte com Maria na viagem para o Egito. Antes, com sua confiança em Deus, ele o havia mostrado em seus esforços para encontrar um lugar onde Maria, sua noiva, pudesse dar à luz; ele procurou até encontrar um lugar onde o Salvador pudesse nascer. Se ele tivesse sido um homem sem esperança, a reação e o comportamento teriam sido muito diferentes nas cenas sinceras de encontrar o lugar desejado. Joseph perseverou até encontrar um lugar para a situação. Todas as suas esperanças foram sempre colocadas em Deus; daí, sua lição para estes tempos difíceis. Em meio a tempos difíceis, tenhamos em mente que os tempos escuros e difíceis são temporários, e que Deus nunca nos abandona, mesmo quando às vezes sentimos Sua distância.

CARIDADE

José é todo amor. Do amor, ele acolheu Maria, estava a seu lado; foi para o Egito por amor, cuidou da família, realizou a tarefa de seu trabalho… Em outras palavras: você foi um pai para Jesus com amor, você foi o marido da Virgem com amor, você trabalhou em sua oficina com amor, você foi um homem bom e fiel com amor. Poderíamos terminar com as palavras de Gênesis referentes à ação criativa de Deus: “Tudo o que ele fez, ele fez muito bem, porque tudo foi feito por amor”.

Que este ano dedicado ao santo carpinteiro seja um tempo singular para todos os cristãos, e que possamos perceber que a vida não consiste apenas em oração, nem em ação pastoral, mas em crer, esperar, amar do coração e seguir a vontade de Deus, a exemplo de São José. Se rezamos e realizamos com ilusão qualquer atividade social na vida, que são apenas mediações para Deus, mas sem fé, esperança e amor, seriam atos filantrópicos. De fato, realizadas à margem de Deus, elas poderiam enfatizar especialmente a vida pessoal e teológica, que deve ser essencial em todo ser humano, seria marginalizada. Por causa de sua vida em profunda e constante referência a Deus, José é um homem justo, cuja vida e missão sempre seguiram a vontade de Deus Pai.

Wilmer Moyetones OAR

X